Arte Bruta e outros movimentos marginais: Uma história da arte alternativa

Formador: Daria Semco.

Concepção e orientação: Daria Semco
Duração e Horário: de 28 de outubro a 25 de novembro (5 semanas) – sábado das 15h00 às 17h00
Nº mín. de participantes: 10

Este curso oferece uma visão alternativa da história da arte desde o século XX até ao presente. O curso equipará os participantes com a informação necessária para a compreensão, análise e apreciação de Arte Bruta, Primitiva e Singular. O curso toma como ponto de partida a coleção privada de Arte Bruta e Singular Treger/Saint Silvestre em depósito no Núcleo de Arte da Oliva, uma das maiores coleções deste género da Península Ibérica a quem este ano foi atribuído o Prémio Melhor Coleção Particular pela Associação Portuguesa de Museus. O plano de estudos incluirá visitas às exposições, projeção de material audiovisual, assim como a visita a obras em reserva. Cada aula será construída em volta de um exercício prático: o estudo duma obra ou dum documento da Coleção (alguns destes nunca antes expostos). O curso é especialmente aberto ao público interessado em produção e história da arte, design, média, psicologia e sociologia.

Suitable for English speakers.

Daria Semco
Mestre em Estudos Museológicos e Curadoriais pela Universidade do Porto e Licenciada em Artes, Línguas e Letras pela Universidade Jean-Monnet, Saint-Étienne, França. Realizou diversos projetos educativos como voluntária dos American Counsils for International Education Moldova. Foi tutora do curso prático de impressão de fotografia digital na Universidade de Jean-Monnet. Efetuou o seu estágio curricular de licenciatura como assistente de galerista na Galeria Bernard Ceysson, em Saint-Etienne. Executou o seu estágio curricular no Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory, onde estudou a teoria de Arte Bruta e a Coleção de Arte Bruta e Singular Treger/Saint Silvestre.

Programa

Preços
Valor total: 35 €
Valor total c/desconto: 25 €*
*Preços com desconto para alunos até 25 anos / estudantes / funcionários e colaboradores da CMSJM e da Oliva Creative Factory / sócios da ACAM, alunos do Instituto de Línguas Helena Nicolau e da Academia de Música de S. João da Madeira.

Pré-inscrição