Está tudo ligado — Curso teórico

Formador: Magda Henriques.

26 de janeiro, 23 de fevereiro, 23 de março
sábados 10h30 – 13h00, 14h30 – 17h00
3 sessões

Orientadora:
Magda Henriques

 

Nestes encontros tomamos a arte como forma de conhecimento e lugar de encontro de cada um consigo e com os outros. A arte como potenciadora de construção e afirmação da singularidade, de confiança no saber de cada um, e por isso da inclusão, porque a relação com a obra de arte é individual.
Acompanha-nos ainda o princípio de José Mattoso de que as linguagens poéticas e científicas são interpretações diversas da mesma partitura e a afirmação de Rui Chafes — Não sei o que a arte pode mas sei o que a arte deve. Deve manter as perguntas acesas.
Orientados por estes princípios, procuramos ligações entre as diferentes exposições, potenciando a reflexão sobre temas abordados e estruturantes ao projeto do Núcleo de Arte. Estas ligações estendem-se ao resto da vida, de que a arte é uma parte e potencial detonador de ampliação e de questionamento da nossa percepção do mundo.

 

Orientadora

Magda Henriques

Magda Henriques, licenciada em História, variante de Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é professora de História das Artes na Academia Contemporânea do Espetáculo.Foi responsável pelo Programa de Atividades Educativas, “Derivas Artísticas”, da Associação Circular, em Vila do Conde, e foi coordenadora do Projeto Educativo do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra. Tem desenvolvido programas, especialmente no âmbito da arte contemporânea, destinados a públicos adolescente e adulto, em colaboração com várias instituições e festivais, em diferentes zonas do país, sendo de destacar a Fundação de Serralves, Fundação Calouste Gulbenkian, A Oficina (Centro Vila Flor e Centro Internacional das Artes José de Guimarães), a Culturgest, o Teatro Maria Matos, o Teatro Viriato, o Teatro Municipal do Porto, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a Associação Quarta Parede, o CENTA, o Centro Cultural de Cascais, o Festival Escrita na Paisagem e escolas e câmaras municipais variadas. Criou e programou o Serviço de Exposições e o Serviço Educativo de A Moagem, no Fundão. É responsável pela direção artística das Comédias do Minho.

 

Preços
Custo total: 30 €
Custo total c/desconto: 24 €*

*Mensalidades com desconto para alunos até 25 anos / estudantes / funcionários e colaboradores da CMSJM e da Oliva Creative Factory / sócios da ACAM, alunos do Instituto de Línguas Helena Nicolau e da Academia de Música de S. João da Madeira.

Número mínimo de participantes: 10

 

Pré-inscrição