Re-parar na arte do nosso tempo

Formador: Samuel Silva.

Concepção e orientação: Samuel Silva
Duração e Horário: de 13 de janeiro a 10 de fevereiro de 2018 (5 semanas) – sábado das 10h30 às 13h00
Nº mín. de participantes: 10

Este intitula um programa de trabalho que pretende oferecer aos participantes, num formato de cinco encontros, um espaço de pensamento desacelerado sobre um conjunto transversal de temáticas extraídas da análise de autores fundamentais do panorama artístico contemporâneo. Ao invés de uma leitura linear de pendor historicista, procura-se através da problematização de conceitos-chave — corpo, palavra, som e situação — inventar lugares de atenção dentro da produção artística dos últimos anos.
Tomando como recurso privilegiado o acervo da coleção Norlinda e José Lima em depósito no Núcleo de Arte, pretende-se gerar, com este alinhamento, uma oportunidade única de contacto com a cultura contemporânea, assim como, fornecer um conjunto de novas ferramentas para análise e interpretação das práticas artísticas do nosso tempo. Composição: 5 sessões de trabalho:
S1: Arte contemporânea: uma introdução.
S2: Hoje a paisagem é o meu corpo.
S3: Palavra-coisa: o experimentalismo verbico-visual.
S4: O lugar do som: trânsitos entre a arte sonora e a música contemporânea.
S5: Entre a ação e a situação: às vezes fazer alguma coisa não leva a nada.

Samuel Silva
Artista Plástico e Professor, vive e trabalha no Porto. Os seus projetos têm explorado as relações entre a prática artística e o seu contexto social, o envolvimento e participação do público em processos de criação, assim como desenvolvido experiências criativas que problematizam situações intersticiais entre arte e educação. É Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Tem Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas, é doutorado em Educação Artística com a tese “Desenhando-se. Inter-relações entre a experimentação artística e a construção de subjetividades em ambientes de aprendizagem”. Paralelamente desenvolve investigação independente em serviços educativos de instituições ligadas à cultura contemporânea, colaborando mais frequentemente nos últimos anos com o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, concebendo e coordenando cursos, ações de formação, conversas ou desenvolvendo projetos com carácter experimental.

Programa

Preços
Valor total: 50 €
Valor total c/desconto: 40 €*
*Preços com desconto para alunos até 25 anos / estudantes / funcionários e colaboradores da CMSJM e da Oliva Creative Factory / sócios da ACAM, alunos do Instituto de Línguas Helena Nicolau e da Academia de Música de S. João da Madeira.

Pré-inscrição