OPEN CALL PARA ESCOLA DE VERÃO 2018


PROGRAMA DA RESIDÊNCIA

O Centro de Arte de São João da Madeira e o Núcleo de Arte da Oliva abrem a sua segunda Escola de Verão dirigida a alunos graduados e pós-graduados no campo das Artes Visuais, Arquitetura, Design, Educadores e Mediadores Culturais.
A Escola de Verão de 2018 tem como objetivo ser um laboratório de concepção de uma estrutura móvel para realização de sessões de cinema ao ar livre e outras eventuais ações e programações. Vai ter lugar de 9 a 13 de Julho na Fábrica Oliva em São João da Madeira. O projeto será elaborado por uma equipe multidisciplinar ao nível de concepção e construção técnica, de conteúdo de programação, utilizando se possível materiais de indústrias locais. A estrutura será construída nas semanas seguintes à da realização da Escola. Prevê-se que este elemento, uma vez construído possa movimentar pela cidade num programa.
A escola de 2018 é coordenada por Alberto Collet, (arquiteto, estudante de doutoramento FAUP) com a colaboração na parte de comunicação e multimédia de Afonso Quintã (arquiteto FAUP). As candidaturas para 5 vagas disponíveis decorrem até 22 de junho. Serão atribuídos apoios que cobrem o alojamento nas residências da Oliva Creative Factory (Cada participante tem um quarto individual) e uma bolsa de 300 euros. Os candidatos deverão enviar CV/Portfólio acompanhado de nota de motivação com indicação da área a que se candidatam. Após análise os candidatos elegíveis serão convocados para entrevista online a realizar nos días 27 e 28 de junho. A seleção será feita através de avaliação do curriculum académico, portfolio e entrevista. Os interessados deverão enviar as candidaturas para: 2018escoladeverao@gmail.com

 

COORDENAÇÃO E ORIENTAÇÃO

Alberto Collet, arquiteto, estudante de doutoramento FAUP. Estudou na IUAV de Veneza e ETSAB de Barcelona onde se formou cum laude. Mestrado em Gestão Urbana e Design Arquitetónico na Domus Academy em Milão em parecería com University of Wales Cardiff, Reino Unido. Mestrado em e Teoria prática de arquitetura na UPC Universitat Pólitecnica de Catalunya. Estudante de doutoramento FAUP Faculdade de Arquitectura do Porto, Portugal. Foi tutor, assistente, coordenador, professor visitante em varios workshops, cursos, exposições em diferentes universidades. Trabalhou em várias firmas de arquitetura na Itália, Espanha, Portugal, Malta e Argentina. Foi bolsista da primeira Escola de verão do Centro de Arte Oliva. É co-fundador da equipa BAUART . Vive e trabalha em Barcelona.

 

SESSÕES COM CONVIDADOS

Afonso Quintã, arquiteto, formado pela FAUP Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, estudou na IUAV de Veneza em 2015. Trabalha desde 2017 na Iperforma, empresa portuguesa com particular foco de atividade em Angola. A sua prova final de curso intitulada ”Cineteatros Angolanos: Tipologias (1932-75)” pretente establecer uma síntese histórica desses edificios, tendo como base o legado da arquitetura de cineteatros e de cinemas ao ar livre em Portugal.