Gravura não-tóxica: água-forte e água-tinta

Formador: Mónica Araújo.

3 de janeiro – 14 de março
quintas 18h00 – 21h00

11 sessões
Orientadora:
Mónica Araújo

 

As técnicas de impressão afirmam-se como um campo de possibilidades de exploração, precursoras de diferentes resultados plásticos, constituindo assim, uma fonte de investigação que não se estanca, enriquecedora e inesgotável. Cada vez mais, salienta-se a importância de uma produção mais consciente, com mais atenção aos materiais e processos usados, possibilitando criar opções de escolha, mais segura, para o ambiente como também para os gravadores. Atualmente existem novos processos, novas soluções e novos produtos. Este curso procura abrir o horizonte para novos métodos de trabalho, numa forma alternativa de produzir em gravura.

 

Objetivos gerais

· Proporcionar conhecimentos nas técnicas e procedimentos de gravura — água-forte e água-tinta — assim como dos respetivos materiais e ferramentas;
· Sensibilização dos formandos para uma prática não-tóxica, atinente às preocupações atuais com o meio ambiente;
· Facultar conhecimentos que possibilitem a aplicação criativa das técnicas ministradas, através da realização de um trabalho de projeto autoral.

 

Resultados de aprendizagem

· Reconhecimento das diferentes técnicas ministradas, sua utilização e capacidade de aplicar autonomamente;
· Capacidade de identificar e aplicar os vários materiais, ferramentas, equipamentos e procedimentos abordados;
· Prática refletiva dos formandos, na produção autoral e na observação crítica do trabalho pessoal e dos colegas.

 

Técnicas abordadas

· Água-forte e água-tinta;
· Vernizes e resinas acrílicas;
· Corrosão electrólitica.

 

Orientadora

Mónica Araújo
Mestre em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto com o estágio curricular nas oficinas de gravura da Árvore — Cooperativa de Atividades Artísticas. Na mesma faculdade concluiu a licenciatura em Artes Plásticas, Ramo Pintura. Como parte da investigação em técnicas de impressão, em 2017, desloca-se à Academy of Fine Arts Łódź, na Polónia, para frequentar o curso de curta duração «Graphic Diversity — Lithography, Intaglio And Relief Print».
Fundadora do projeto Estampa (2016), procura reunir condições a uma prática de gravura mais segura, consciente e ecológica. Até à data, desenvolve várias formações na área, dirigidas a adultos e crianças, em Ovar, Porto e Lisboa.

 

Mais informações em breve

 

Pré-inscrição