“Nunca deve existir conflito entre a satisfação estética que experimenta o observador de um objecto e a satisfação prática que experimenta quem usa esse objecto”.
(Jacques Vienot)
“Já não há artes maiores e menores, como forma visível uma cadeira não é diferente de uma escultura, e uma escultura deve ser tão funcional como uma cadeira…”
(Vladimir Tatlin)
Panorâmica de Design do princípio do século, com enfoque nas primeiras três décadas, esta exposição aponta uma primeira abordagem que o Centro de Arte de S. João da Madeira faz ao Design, na vertente do mobiliário, em termos de divulgação junto do público e com um carácter eminentemente pedagógico.
Expõem-se quatro autores, cujas obras forneceram um grande contributo à História do Design e protagonizaram a ponte entre a Arte e a Indústria de que a sociedade de hoje ainda beneficia.
Com percursos diferentes, influenciados naturalmente pelas suas diversas origens e formações, Mackintosh, Eileen Gray, Le Corbusier, Alvar Aalto, tiveram em comum uma estética e uma actividade criadora, integrando o pensamento artístico na estrutura da obra projectada, ao nível do domínio da relação forma/função, fundamentando e espírito do Design.
Outros autores, como Gropius, Mies Van der Rohe, Rietveld, Breuer, ajudavam, com os seus móveis, os seus objectos, a completar um quadro mais abrangente do Design, a completar um quadro mais abrangente do Design, em especial dos anos 20 e 30, mas, ainda assim, este conjunto de obras que agora se expõem, é representativo do Movimento Moderno e da Bauhaus, afinal, movimento e escola, responsáveis pelas novas formas de pensar os objectos produzidos industrialmente.
José Manuel Bastos