Nos últimos tempos tem sido evidente uma intensificação da atenção que é dada à banda desenhada. Manifesta-se em críticas na imprensa a publicações, no aparecimento de suplementos de jornais, em publicações mais frequentes por editoras nacionais e trabalho de autores portugueses no estrangeiro. Perceber o que é feito em banda desenhada, como é feita e quem a faz passa também por dar a palavra àqueles que a fazem. Num ciclo de quatro conversas e workshops, convidam-se quatro autores com abordagens distintas à banda desenhada, Marco Mendes, Amanda Baeza, André Coelho e Joana Estrela, para falarmos dos seus percursos e práticas e propor um momento de trabalho, experimentação e partilha de experiência.
Sofia Neto (S. João da Madeira, 1989)
Licenciou-se em Belas Artes – Multimédia pela FBAUP e tem um mestrado em Banda Desenhada pela EESI em Angoulême. É professora do Curso de Banda Desenhada no Centro de Arte de S. João da Madeira, faz banda desenhada e participou na antolo- gia QCDA #2000 da Chili Com Carne.
9 DE MAIO MARCO MENDES (Coimbra, 1978)
Coautor de bd, e professor. Fundou, com Miguel Carneiro, o coletivo artístico e editorial A Mula, em 2006. Publicou em 2008 o livro Tomorrow the Chinese Will Deliver the Pandas, pela Plana Press, em Maio de 2012 a novela gráfica Diário Rasgado, em 2013 o álbum de desenhos Anos Dourados e em 2014 a novela gráfica Zombie, todos pela Mundo Fantasma.
16 DE MAIO AMANDA BAEZA (Lisboa, 1990)
Amanda cresceu entre o Chile e Portugal. Estudou design na FBAUL e música. Atualmente reside e trabalha entre Lisboa e Amesterdão. Costuma vaguear por bosques como a kuš!, a Chili Com Carne e a Komikaze. Publica regularmente desde 2009. Das publicações em que participou destacamos š! #20, š! #19, Pelos Olhos Dentro, Parasitical Interviews #03.
23 DE MAIO ANDRÉ COELHO (Vila Nova de Gaia, 1984)
André Coelho é um ilustrador sediado no Porto cujo trabalho está maioritariamente relacionado com a música, tendo desen- volvido cartazes, capas de discos, merchandising, entre outros. No campo da banda desenhada tem publicado em edições da Chili Com Carne e é coautor dos álbuns É de noite que faço as perguntas (Saída de Emergência, 2011), Sepulturas dos Pais (Kingpin Books, 2014) e Terminal Tower (Chili Com Carne, 2014). Publicou fanzines no selo Latrina do Chifrudo, fundado em parceria com Sara Gomes. Nos últimos 5 anos tem exposto em Portugal, Reino Unido, Suécia, Espanha, Brasil e Itália.
30 DE MAIO JOANA ESTRELA (Penafiel, 1990)
Começou aos sete anos a desenhar retratos da família e a escrever na legenda as coisas que eles diziam. O seu método de trabalho não mudou muito desde então. Estudou Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes do Porto e, em 2014, o seu livro de banda desenhada Propaganda foi publicado pela Plana. Atualmente trabalha como ilustradora e escreve oca sionalmente para a revista IP4.