As Escolas de Verão são dirigidas a alunos do ensino superior, de diferentes áreas de formação artística, têm em vista o desenvolvimento artístico e profissional aplicado ao desenvolvimento de propostas de projetos artísticos orientados e dedicados ao município de São João da Madeira. Com a formação de grupos de alunos de diferentes perfis académicos procura-se alimentar um modelo de criação baseado no cruzamento de conhecimentos e processos criativos. São um projeto de parceria entre o Centro de Arte de S. João da Madeira (Ass. Alão de Morais) e o Centro de Arte Oliva (anteriormente desigado Núcleo de Arte da Oliva).
Escola de Verão 2017
Núcleo de Arte da Oliva e Centro de Arte de São João da Madeira
3 a 7 de Julho 2017
A Escola de Verão de 2017 teve como objetivo ser um laboratório de investigação e desenvolvimento nos domínios da identidade visual e comunicação em centros de arte contemporânea. O Núcleo de Arte da Oliva e o Centro de Arte de S. João da Madeira realizaram pela primeira vez e em conjunto uma Escola de Verão na primeira semana de julho. O programa em formato de residência foi dirigido a alunos graduados e pós-graduados das Artes, Arquitetura e Design.
A criação de Escolas de Verão direcionadas a alunos do ensino superior tem como objetivo “proporcionar experiências orientadas de desenvolvimento artístico e profissional de cada participante a partir do contexto das duas estruturas artísticas instaladas na Oliva: o Núcleo de Arte, um centro de exposições e de gestão de coleções; e o Centro de Arte, sobretudo dedicado ao ensino e à formação artística”. A construção de um grupo de alunos com diferentes perfis académicos tem o intuito de “alimentar um modelo de pensamento e criação baseado no cruzamento de conhecimentos e processos criativos das diferentes áreas artísticas”. A primeira Escola de Verão teve o objetivo de “ser um laboratório de investigação e desenvolvimento experimental nos domínios da identidade visual e comunicação em centros de arte contemporânea”.
Os cinco alunos selecionados de entre vários concorrentes frequentam diferentes cursos nas universidades de Porto e de Aveiro, permitindo assim formar uma equipa multidisciplinar. Além disso, uma equipa com cinco pessoas de nacionalidades diferentes (Portugal, França, Itália, Alemanha e Brasil). Os alunos desta edição foram Alberto Collet, com doutoramento na Faculdade de Arquitetura; André Gonçalves, licenciatura em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes, pela Universidade do Porto; Dalila Maganinho, mestrado em Design no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro; Renata Monteiro, licenciatura em Ciências da Comunicação; e Santiago Mourão, mestrado em Design da Imagem na Faculdade de Belas Artes, pela Universidade do Porto. A Escola de Verão foi coordenada por Pedro Carvalho de Almeida – professor auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, investigador (FCT) no Instituto de Investigação em Design Media e Cultura (ID+), Universidade do Porto e Central Saint Martins University of the Arts London — com a colaboração de Audrey Bartis (Swan Company) — semióloga e teórica da arte, que tem desenvolvido um percurso profissional como consultora na área da identidade e estratégia das marcas.