OPEN CALL PARA ESCOLA DE VERÃO 2017

Moderadores: Pedro Almeida.

PROGRAMA DA RESIDÊNCIA

O Núcleo de Arte da Oliva e o Centro de Arte de São João da Madeira abrem a sua primeira Escola de Verão dirigida a alunos graduados e pós-graduados no campo das Artes, Arquitectura e Design.

O lançamento das Escolas de Verão dirigidas a alunos do ensino superior tem em vista proporcionar experiências orientadas de desenvolvimento artístico e profissional de cada participante a partir do contexto das duas estruturas artísticas instaladas na antiga fábrica Oliva: o Núcleo de Arte — um centro de exposições e de gestão de coleções; o Centro de Arte sobretudo dedicado ao ensino e formação artística. Com a formação de grupos de alunos de diferentes perfis académicos procuramos também alimentar um modelo de criação baseado no cruzamento de conhecimentos e processos criativos das diferentes áreas artísticas. Todos os anos serão convidados docentes de referência nacional e internacional para orientação das escolas de verão.

A Escola de Verão de 2017 tem como objetivo ser um laboratório de investigação e desenvolvimento nos domínios da identidade visual e comunicação em centros de arte contemporânea. É dirigido a estudantes do ensino superior na área do design, arquitetura e imagem (vídeo e fotografia). Vai ter lugar de 3 a 7 de Julho na Fábrica Oliva em São João da Madeira. Fazem parte central do programa formular, discutir e desenvolver propostas de identidade visual para o consórcio das duas instituições, o que passa pela identificação e capitalização de recursos, reorganização espacial e pela comunicação visual nos edifícios e online. Está aberto a alunos finalistas ou a frequentarem mestrados em arquitetura, web-design, design gráfico/comunicação, vídeo e fotografia, redes sociais/comunicação. Os resultados da escola serão apresentados numa sessão pública final, e serão eventualmente expostos.

A escola de 2017 é coordenada por Pedro Almeida (Universidade de Aveiro/Universidade do Porto/ University of the Arts London) com a colaboração em duas sessões de Audrey Bartis (Swan Company/ École du Louvre).

As candidaturas para 5 vagas disponíveis decorrem até 26 de junho. Serão atribuídos apoios que cobrem o alojamento nas residências da Oliva Creative Factory (cada participante tem um quarto individual) e uma bolsa de 300 euros.

Os candidatos deverão enviar CV/portfólio acompanhado de nota de motivação com indicação da área a que se candidatam. Após análise os candidatos elegíveis serão convocados para entrevista online ou presencial a realizar nos dias 28 e 29 de junho. A seleção será feita através de avaliação do curriculum académico, portfolio e entrevista. Os interessados deverão enviar as candidaturas para o seguinte e-mail: escolaverao2017@gmail.com.

COORDENAÇÃO E ORIENTAÇÃO

Pedro Carvalho de Almeida. Designer de comunicação na área dos sistemas de identidade visual e branding. Professor Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Bolsa de investigação pós-doc (FCT) no Instituto de Investigação em Design Media e Cultura (ID+), Unexpected Media Group, na área da arqueologia das marcas, significação, e desenvolvimento experimental. Os seus interesses de investigação centram-se na construção, decifração, e exploração criativa de arquivos de marcas tradicionais, enquanto recursos generativos para a inovação simbólica. Como designer de comunicação trabalhou com um conjunto alargado de entidades em Portugal e no Reino Unido. Tem experiência internacional na área da pedagogia e investigação em Design, incluindo na Central Saint Martins, University of the Arts London (bolsa AHRC), ENSCI–Les Ateliers Paris, e The Glasgow School of Art.

SESSÕES COM CONVIDADOS

Audrey Bartis, semióloga e teórica da arte, tem desenvolvido um percurso profissional como consultora na área da identidade e estratégia das marcas. Vive e trabalha entre Paris e o Porto tendo fundado da companhia Swan (https://swanbranding.com). Há mais de 17 anos que se dedica ao trabalho com empresas e instituições no desenvolvimento de estudos e estratégias sobre a identidade e construção de marcas, na implementação de metodologias de comunicação e inovação em design, com o mote: O património de uma marca é uma mina de ouro para a inovação.